
Mindfulness: 5 formas de praticar
Apostar no mindfulness é fundamental! No começo, essa situação pode ser muito difícil, porque será preciso fazer seu cérebro entender que ele precisa descansar e também fazer as coisas com […]
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.
Você sabia que dores de cabeça, irritação, dores no corpo, sonolência e dificuldades cognitivas são alguns dos muitos problemas de saúde que têm relação direta com o fato de dormir mal ou pouco?
Por não conseguir descansar como se deve, a pessoa pode ainda sofrer com outras doenças como hipertensão, diabetes, depressão e doenças cardiovasculares. Para te ajudar a dormir bem, vamos sugerir 4 hábitos simples, mas que farão uma diferença significativa.
Para começar, o indicado é que você crie o hábito de dormir sempre na mesma hora. As pessoas têm desenvolvido o hábito de dormir cada vez mais tarde e acordar cedo e passam o dia todo correndo de um lado para o outro. Contudo, definir um horário para descansar é imprescindível!
Tenha em mente que o seu sono é tão importante quanto os seus compromissos e, por esse motivo, é fundamental que eles sejam alinhados de acordo com o seu sono e não ao contrário, ok?
Ao fazer isso, o seu corpo vai se acostumar e com o passar do tempo, você conseguirá dormir o sono classificado como profundo. Esse sono é aquele que faz com que você relaxe completamente.
Com a rotina corrida, muitas vezes nós acabamos recorrendo a fast foods, lanches prontos e outros alimentos que costumam ser um tanto quanto gordurosos. Sim, eles são gostosos, mas eles não devem ser ingeridos antes de dormir, sabe por quê?
A gordura vai exigir que o seu organismo trabalhe mais ao invés de diminuir o ritmo e como consequência, você terá muita dificuldade para dormir. Além de alimentos mais leves, você também deve evitar o consumo de bebidas que farão com que você ganhe energia.
Nesse caso, deverão ser evitados refrigerantes, alguns tipos de chá como o verde, o preto, o mate e o café. Além disso, não fume antes de dormir, porque essa substância faz com que você acorde mais durante a noite.
Além de evitar comer comidas gordurosas e deixar de lado o cigarro, a alimentação saudável também impacta de forma positiva no seu sono. Todo mundo tem uns quilinhos a mais que gostaria de eliminar, não é mesmo?
Que tal unir o útil ao agradável? A aveia, o mel e o chocolate meio amargo são três itens que tem impacto positivo no sono. O chocolate amargo ajuda seu corpo a produzir serotonina e isso faz com que sua mente e corpo relaxe.
O mel auxilia na redução de um neurotransmissor que tem relação direta com a insônia e a aveia, porque a melatonina ajuda a regular o dormir/acordar.
Estamos completamente conectados, não é mesmo? É difícil desgrudar o celular, afinal ele está ali a poucos metros de distância na estante ao lado da nossa cama, mas é fundamental deixá-lo de lado antes de dormir.
Além do smartphone, os demais aparelhos eletrônicos devem ser esquecidos no período noturno também, porque a luz que essas telas emitem ajudam o corpo a diminuir a produção de melatonina.
Esse hormônio começa a ser liberado enquanto está escurecendo e sua missão é te induzir ao sono, mas quando ficamos por horas e horas grudados em uma tela, com toda certeza o sono não terá a mesma eficácia, porque você vai demorar muito mais para “reencontrar” esse sono. Sendo assim, é fundamental colocar as telas de lado pelo menos uma hora antes de dormir, ok?