(11) 3138-9939

Cadastre-se

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

A realização da meditação é uma atividade muito importante que deve ser encarada como nossa aliada, pois ela é definida como um exercício para o cérebro.  Os benefícios que essa ação traz tanto para o bem-estar quanto para a saúde vem sendo pesquisadas desde os anos 70.

Vantagens de praticar a meditação diariamente

Todos os estudos que vem sendo realizados há mais de 50 anos apontam que a meditação por si só ajuda as pessoas que sofrem com dor crônica, insônia, câncer e depressão a terem uma melhor qualidade de vida.

Além disso, ela reforça a imunidade, diminui os hormônios que causam o estresse e, ainda, reduz as chances de desenvolver doenças do coração. Com tantos benefícios, a partir de agora vamos listar alguns mitos que envolvem essa atividade.

Meditação pode ser feita sem que você esvazie sua mente. Atividade exige foco e concentração

Muita gente acredita que a meditação exige que a mente seja esvaziada, mas isso não é verdade, porque não há como controlar os nossos pensamentos. Conforme o tempo passa, ficará mais fácil manter a concentração, o foco e não se distrair durante a atividade.

Para começar, coloque sua mente apenas para conseguir lidar com essa quantidade alta de informações que chegam todos os dias.

Apego a religião e meditação? Uma coisa independente da outra

Há outro mito que circula por aí sobre a necessidade de ser apegado a religião ou a espiritualidade para realizar a meditação. Apesar do ato de orar lembrar um pouco a ação de meditar, a pessoa que quer meditar não precisa ter conexão alguma com a religião.

Meditação diária: gaste apenas 20 minutos

Mais um mito que circula ao redor do tema é a necessidade de separar muito tempo para a meditação diária. Você gastará apenas entre 15 e 20 minutos diariamente e apesar de pouco, os benefícios poderão ser rapidamente sentidos pelo seu cérebro.

Se você quiser, você pode aumentar o tempo, mas estudos já apontam que os benefícios são os mesmos para quem medita por mais de meia hora.

Meditação te deixa mais calmo e te ajuda a executar tarefas de maneira eficiente

Há quem ache que a meditação vai te deixar sonolento, mas isso não é verdade, sabia? O efeito é ao contrário disso, porque como você ficará mais calmo, o seu foco e a sua concentração vão aumentar e com isso, as tarefas diárias serão executadas de forma mais eficiente.

A meditação em média de 20 minutos para pessoas experientes significa o mesmo que duas horas de sono, de acordo com pesquisas que foram realizadas.

Meditação pede um lugar silencioso

Precisa de um lugar especial. Essa é mais uma afirmação equivocada sobre a meditação. É claro que você está acostumado ver pessoas meditando em locais de tirar o folego, certo? Contudo, para a meditação a única exigência é que o local seja extremamente silencioso. Sendo assim, você pode parar por 20 minutos na sua casa, no seu trabalho, no parque ou onde você quiser.

Para cultivar tanto o foco quanto o relaxamento, a dica é fazer um exercício simples que vamos te ensinar logo abaixo. No seu ambiente de trabalho, escolha uma tarefa que não exija muito esforço e vá do começo ao fim executando cada etapa de forma atenciosa.

Se a sua atenção escapar por qualquer que seja o motivo, você deverá trazê-la de volta. Aqui, o ideal é não se culpar e nem desistir, ok? Quando terminar a primeira tarefa, faça as demais todos os dias com esse mesmo exercício que ensinamos.

Conforme o tempo for passando, você conseguirá colocar isso em prática em trabalhos que vão exigir mais de você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Setor Benefícios
Fechar