
Mindfulness: 5 formas de praticar
Apostar no mindfulness é fundamental! No começo, essa situação pode ser muito difícil, porque será preciso fazer seu cérebro entender que ele precisa descansar e também fazer as coisas com […]
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade.
É fato que a alimentação é fundamental para que o ser humano tenha vida, mas mais do que comer, os alimentos ingeridos precisam ter qualidade, pois caso contrário, a pessoa pode sofrer com algum problema de saúde.
As pessoas se preocupam com a sua higiene pessoal e, por isso, investem na aquisição de sabonetes, pastas de dente, desodorantes, perfumes e outros, mas e a higiene alimentar? Damos a mesma atenção para ela?
O alimento que você consome passou por muitos lugares e desde o manuseio até o preparo deles requer cuidados, pois só assim é que as contaminações poderão ser evitadas.
Para isso, é fundamental tomar muito cuidado na hora de escolher frutas, verduras e legumes. Nesse caso, será preciso observar bem como o produto está. Se ela apresenta partes mais moles, cores diferentes, raízes e folhas murchas, cheiro e/ou consistência alteração, enrugamento ou perfurações, isso significa que esse alimento não deve ser consumido.
O ideal é procurar verduras, legumes e frutas da estação, porque assim os ingredientes estarão sempre mais fresquinhos. Contudo, os cuidados não estão restritos as frutas, legumes e verduras.
Os produtos embalados também merecem atenção, só que diz respeito ao estado da embalagem e ao prazo de validade. É importante ainda verificar onde o item está armazenado e se há selos de garantias e registros.
O ato de lavar de forma correta também é fundamental e esse processo simples deve ser realizado assim que você chega com a compra em casa. Isso é mais do que necessário, porque essas frutas, legumes e verduras estão expostos a bactérias e elas podem resultar em problemas a sua saúde.
Os produtos que devem ficar na geladeira precisam ser colocados no eletrodoméstico assim que eles chegam em casa. As frutas e hortaliças podem ser deixadas também na geladeira, pois essa é uma medida que evita o apodrecimento e o ressecamento.
Contudo, é fundamental ter em mente que na geladeira pode acontecer a proliferação de microrganismos e, por esse motivo, deve sempre ser limpa e o excesso deve ser evitado.
É fato que os lanches prontos são práticos e tornam o nosso dia a dia tão corrido mais eficiente, porém o que muita gente esquece é de observar a procedência desses alimentos. Apesar de bonitos, esses lanches nem sempre passam por todos os processos que atestam a sua qualidade.
Por isso, antes de comprar a dica é observar o estabelecimento. Olhe bem se no local há falta de higiene alimentar ou mesmo um simples descuido com a forma de comercialização. Pode parecer simples, mas quem vende comida não pode usar a mesma mão para dar troco, por exemplo!
A higiene pessoal também precisa estar em dia, mas as pessoas que lidam com os pequenos precisam redobrar a atenção, porque as crianças são mais sensíveis e qualquer descuido na manipulação dos alimentos pode resultar em uma virose ou outros problemas mais graves.
Por isso, é fundamental sempre lavar bem as mãos antes de pegar os alimentos, antes de comer e, principalmente, depois de usar o banheiro.
As pessoas se esquecem, mas lavar as mãos ao manusear uma nota de dinheiro também é muito importante para a saúde bem como ao passar a mão em animais ou objetos sujos.