(11) 3138-9939

Cadastre-se

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

A ergonomia consiste em avaliar o ambiente de trabalho com o objetivo de propiciar aos profissionais que atuam nesse espaço as condições ideais para que eles estejam sempre saudáveis e seguros.

Quem opta pela introdução da ergonomia em sua empresa, deve saber que os seus colaboradores ficaram mais felizes e como resultado dessa medida, a produtividade vai subir.

Muitas pessoas pensam que a qualidade de vida se resume apenas a sua física e mental. Contudo, para se estar bem, é fundamental estar bem consigo mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor.

Falta de motivação e estresse são alguns dos fatores que impactam no rendimento dos seus colaboradores

A desmotivação e/ou estresse são fatores que impactam diretamente no rendimento dos seus funcionários e, por esse motivo, é muito importante que a empresa pense na qualidade de vida deles oferecendo um ambiente que seja confortável, agradável e seguro.

Inúmeros são os fatores que causam prejuízos físicos e mentais tanto aos trabalhadores como aos donos de empresas. Esses problemas tendem a fazer com que o profissional fique afastado de suas atividades.

Como consequência, a sua empresa sofre, porque muitas vezes tende a sobrecarregar outra pessoa e ela, infelizmente, não consegue executar a sua função a contento. Por esse motivo, é fundamental pensar na ergonomia no trabalho.

Muitas empresas insistem ainda em não investir muito na melhoria das experiências de trabalho dos seus profissionais, porém isso é urgente! A ergonomia é aplicada a partir do momento que é executada uma avaliação de cada posto de trabalho.

O que a avaliação ergonômica leva em consideração?

A avaliação vai observar os tipos de equipamentos usados, a iluminação do ambiente, a sonoridade e a temperatura.

Donos de escritórios podem até afirmar que disponibilizam cadeiras com apoio para pés e outros itens que são fundamentais que as pessoas mantenham a postura correta, porém é preciso deixar claro que a ergonomia não está ligada apenas aos equipamentos.

Práticas corretas são fundamentais para uma boa postura e, ainda, para que ajuda uma interação social que é a válvula de escape para momentos de descontração dentro do ambiente de trabalho.

Para que as complicações não apareçam, os profissionais precisam sentar de forma correta com apoio ideal para os pés e a manutenção da coluna reta, as costas, pés e punhos precisam de apoio.

Além disso, é imprescindível a realização de alongamentos periódicos durante todos os dias de trabalho bem como a realização de pequenas pausas durante horas de trabalho. Essas práticas não devem estar restritas ao cotidiano da empresa, mas é fundamental recorrer a ela até mesmo em casa.

Vantagens que a ergonomia traz para uma empresa

A empresa que aposta na ergonomia tem melhora na produtividade. Como isso é possível? Com um ambiente que foi pensado para o trabalho, os erros tendem a diminuir, porque os profissionais vão trabalhar com maior atenção e de forma mais comprometida, porque não estão sofrendo com nenhum tipo de incômodo físico.

Sem falar que quando estão bem e em um ambiente que oferece essa sensação, as pessoas têm mais criatividade na execução de suas funções e fazem isso com maior motivação.

Por que é possível dizer que a produtividade aumenta? Simples! Porque além das pessoas terem prazer no que fazem, um ambiente favorável para o trabalho faz com que as pessoas sintam menos dores e com isso, elas tendem a ficar menos tempo longe da empresa.

A empresa que pensa na ergonomia, além de estar cumprindo a lei também demonstra apreço pelo seu funcionário.

Por fim, um ambiente em que as pessoas estão bem, tem tudo para ser ainda mais saudável e como resultado, as relações interpessoais são ainda melhores, porque os profissionais veem que a empresa tem prazer em investir neles e com isso, trabalham com mais afinco, respeito, organização e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Setor Benefícios
Fechar