(11) 3138-9939

Cadastre-se

Categorias

Postado por: admin
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Estar 100% concentrado? Você consegue? Não? Por quê? Isso acontece, porque estamos fazendo inúmeras atividades ao mesmo tempo, não é verdade? Sendo assim, queremos te explicar o que é mindfulness e porque ela é uma tendência.

Traduzindo o termo para o português, mindfulness quer dizer atenção plena, ou seja, significa que você precisa estar presente naquele momento de forma o mais consciente possível. Contudo, aqui não estamos falando apenas da mente, os movimentos, a situação e a respiração também precisam de atenção.

Para conseguir isso, é necessário colocar de lado tudo o que vai tirar a sua atenção e que pode ser sentimentos anteriores e/ou pensamentos externos. O controle tudo isso será de vital importância, pois só assim a pessoa conseguir sentir de forma intencional, ouvir tudo o que precisa e, ainda, viver a situação de forma plena.

A pessoa deverá desenvolver essas ações de propósito, pois só assim os resultados almejados sejam alcançados. Sendo assim, podemos afirmar que as técnicas de mindfulness conectam o pensamento com a ação.

Por que apostar no mindfulness?

Como é uma ferramenta acessível, o mindfulness conta com inúmeros benefícios para a sua saúde das pessoas e para o dia a dia.

Os benefícios são inúmeros, porém como os principais podemos listar: diminuição dos riscos de insônia, do impacto que os pensamentos negativos trazem e do envelhecimento do seu cérebro; a inteligência emocional e a empatia são desenvolvidas; sua capacidade de concentração aumenta, porque seu autoconhecimento se aprofunda e a partir disso, o estresse e a ansiedade ficam mais controlados e a sua capacidade de memorizar as coisas aumenta.

Esses aspectos são positivos e podem ser usados tanto na vida profissional como na vida de pessoal e, por esse motivo, é que essa técnica vem sendo utilizada por estudantes e profissionais de todas as áreas.

Como colocar o mindfulness em prática?

Para começar, é fundamental prestar atenção na sua respiração. Esse exercício pode ser feito tanto ao acordar quanto durante o dia. Apesar de simples, ele te mostra como a sua respiração se altera e como ela impacta em suas ações. Ao se encontrar com a sua respiração, você se encontrará consigo mesmo.

O ouvir é muito importante, mas nem sempre estamos dispostos a isso, concorda? O mais comum é concordarmos ou discordamos da pessoa antes mesmo dela completar seu raciocínio.

Nesse caso, a prática do mindfulness passa pela capacidade de ouvir o que o outro tem a dizer, mas não só ouvir! Ao colocar em prática essa ferramenta, a pessoa deverá escutar, absorver o que foi dito, pensar no assunto e só depois é que ela vai emitir uma opinião, pois assim a sua ideia não será nem superficial e muito menos rasa.

Reparar na forma como você come também passa pelo entendimento do mindfulness. Você come só para se manter vivo? Come porque precisa! É fundamental ter calma ao se alimentar e enquanto você faz isso, fica fácil observar e sentir as texturas e os cheiros dos diferentes alimentos.

Prestar atenção na forma como mastiga também é de extrema importância, pois você reparará na forma como o seu corpo trabalha.

Perceber a forma como você caminha. Alguns poderão achar isso um absurdo, mas sabia que esse ato simples que fazemos de forma automática envolve diferentes partes do corpo? Sendo assim, é fundamental pensar na atitude enquanto você faz isso.

Ninguém para durante o dia para descansar. Queremos fazer, fazer, fazer! Contudo, absorver as sensações e os benefícios das atividades que praticamos são fundamentais, porque isso faz com que as pequenas conquistas sejam comemoradas e os erros tragam aprendizados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Setor Benefícios
Fechar